Transparência na Câmara de Mirandópolis tem nota 7,5

Em avaliação de 0 a 10, transparência na Câmara Municipal de Mirandópolis tem nota 7,5

O site da Câmara Municipal de Mirandópolis recebeu nota 7,5 em avaliação feita pelo Ministério Público do Estado de São Paulo sobre transparência e facilidade de acesso à informação.

Na primeira avaliação a Câmara Municipal recebeu nota zero porque o MP não tinha conhecimento do endereço eletrônico da Câmara Municipal.

Agora com a nota 7,5 o site da Câmara de Mirandópolis passa a ser classificado entre os melhores do Estado de São Paulo.

A análise do MP foi realizada com base em um trabalho denominado Métrica da Transparência e atendeu ao objetivo traçado pela Ação nº 4 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

Os Promotores atribuíram nota de zero a 10 às Câmaras e verificaram se os Legislativos ofereciam nos sites ferramentas on line capaz de possibilitar a fiscalização de contratos e dos gastos públicos pelos munícipes.

Na decisão de arquivamento do Inquérito Civil, o Promotor de Justiça Dr. Marcos Vinicius Yamaue Romão, fundamentou sobre o site da Câmara Municipal de Mirandópolis que “não foi obtida a nota máxima em razão de impossibilidade de alocar informações referentes aos itens que causaram a diminuição de pontuação, não mais subsistindo as irregularidades que constituíram o motivo inicial do procedimento.”

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Nivaldo Aparecido Ribeiro, disse que a nota conquistada “é resultado do empenho dos servidores da Câmara Municipal, que não mediram esforços para adequar o site aos critérios de avaliação estabelecidos pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.” Ele afirmou que o objetivo é ampliar ainda mais a capacidade da Câmara Municipal de informar a população. “Nossa meta é garantir mais transparência e acessibilidade.”